Pretende-se, formar “pessoas” que permitam o desenvolvimento digno do clube e da modalidade num futuro a curto, médio e longo prazo. O desporto não pode deixar de se assumir como agente de socialização e formação integral.”
Futebol de Formação – O Ensino do Jogo
Prof. José Paisana
Dezembro 2007
FORMAÇÃO INTEGRAL
1 – Formação Social
• Transmissão de Princípios e Valores
Vemos como muito importante incutir nos jovens praticantes um conjunto de princípios e valores, inerentes a uma vivência saudável em sociedade, como a solidariedade, a entre-ajuda, o espírito desportivo, a honestidade, a responsabilidade, etc, visando assumir o nosso papel no processo de socialização.
• Intercâmbio Cultural
Neste contexto o clube promove intercâmbios culturais, como a participação anual em torneios em Portugal e no estrangeiro, que têm possibilitado a troca de experiências com outras culturas. Devemos, atempadamente, dar essa possibilidade aos nossos escalões, tentando através do diálogo com os encarregados de educação e a direcção do clube encontrar a forma de o poder efectuar, durante a época ou no final da mesma.
2 – Formação Académica
• Valorização do Desempenho Escolar
A formação deve ser entendida numa perspectiva integral, pelo que, não devemos esquecer a actividade escolar do atleta. Deverá existir um acompanhamento regular do desempenho escolar, ajudando sempre que possível os encarregados de educação a encontrar as melhores estratégias para potenciar no atleta o seu interesse pela melhoria do desempenho. A entrega das notas no final de cada período, a compatibilização de horários, o acompanhamento individual aos atletas identificados com mais dificuldades, publicação de Quadros de Honra e o estabelecimento de algumas regras, são algumas das acções adoptadas.
3 – Formação Desportiva
• Multilateralidade
Uma correcta programação técnica que tenha por base as características do praticante numa perspectiva de longo prazo, consubstanciando o desenvolvimento multilateral das capacidades e habilidades do atleta, com o objectivo de conseguir as bases indispensáveis para que o mesmo atinja patamares mais elevados de rendimento desportivo.
• Aprendizagem do Jogo
Defendemos uma definição dos conteúdos programáticos numa lógica de progressão por etapas, onde exista um aumento da complexidade ao longo do processo de aprendizagem. No fundo, ajudar o jovem praticante a perceber o jogo, tendo em conta o seu desenvolvimento psicomotor.