Programa de Formação

“O principal trabalho do Clube Atlético e Cultural na sua área de formação é o de fomentar o desporto na juventude, não apenas na sua vertente competitiva, mas prioritariamente, na formativa e educativa, visando a prevenção de comportamentos desviantes tão comuns nestas idades e no contexto social onde o clube está inserido, tendo assim, como fim a formação desportiva e cultural de equipas de jovens, segundo pressupostos pedagógicos.

Pretende-se, formar “pessoas” que permitam o desenvolvimento digno do clube e da modalidade num futuro a curto, médio e longo prazo. O desporto não pode deixar de se assumir como agente de socialização e formação integral.”


Futebol de Formação – O Ensino do Jogo
Prof. José Paisana
Dezembro 2007


FORMAÇÃO INTEGRAL


1 – Formação Social

• Transmissão de Princípios e Valores

Vemos como muito importante incutir nos jovens praticantes um conjunto de princípios e valores, inerentes a uma vivência saudável em sociedade, como a solidariedade, a entre-ajuda, o espírito desportivo, a honestidade, a responsabilidade, etc, visando assumir o nosso papel no processo de socialização.

• Intercâmbio Cultural

Neste contexto o clube promove intercâmbios culturais, como a participação anual em torneios em Portugal e no estrangeiro, que têm possibilitado a troca de experiências com outras culturas. Devemos, atempadamente, dar essa possibilidade aos nossos escalões, tentando através do diálogo com os encarregados de educação e a direcção do clube encontrar a forma de o poder efectuar, durante a época ou no final da mesma.


2 – Formação Académica

• Valorização do Desempenho Escolar

A formação deve ser entendida numa perspectiva integral, pelo que, não devemos esquecer a actividade escolar do atleta. Deverá existir um acompanhamento regular do desempenho escolar, ajudando sempre que possível os encarregados de educação a encontrar as melhores estratégias para potenciar no atleta o seu interesse pela melhoria do desempenho. A entrega das notas no final de cada período, a compatibilização de horários, o acompanhamento individual aos atletas identificados com mais dificuldades, publicação de Quadros de Honra e o estabelecimento de algumas regras, são algumas das acções adoptadas.


3 – Formação Desportiva

• Multilateralidade

Uma correcta programação técnica que tenha por base as características do praticante numa perspectiva de longo prazo, consubstanciando o desenvolvimento multilateral das capacidades e habilidades do atleta, com o objectivo de conseguir as bases indispensáveis para que o mesmo atinja patamares mais elevados de rendimento desportivo.

• Aprendizagem do Jogo

Defendemos uma definição dos conteúdos programáticos numa lógica de progressão por etapas, onde exista um aumento da complexidade ao longo do processo de aprendizagem. No fundo, ajudar o jovem praticante a perceber o jogo, tendo em conta o seu desenvolvimento psicomotor.