quarta-feira, 14 de abril de 2010

XXIX Torneio Internacional de Futebol Infantil "Nuno Gomes" - CAC (2,3 e 4 de Abril de 2010)

a
Realizou-se nos passados dias 2, 3 e 4 de Abril o já famoso Torneio Internacional de Futebol Infantil do CAC, apadrinhado pelo jogador internacional português Nuno Gomes.
a
As 10 equipas convidadas (novidade nesta edição de 2010) foram sorteadas em dois grupos.
a
Assim, no Grupo A ficaram o Belenenses, Sporting, Plastics Vallée, Porto e Atlético de Madrid.
a
No Grupo B, além da nossa equipa de Infantis A, ficaram o Benfica, Lyon, Inter de Milão e YPT USA.
a
a
a
A nossa equipa de Infantis A entrou muito bem no seu 1º jogo. Muito concentrados e empenhados, com rigor e sacrifício na organização defensiva, não permitindo ao Benfica muitas ocasiões de finalização. As duas ocasiões flagrantes para o adversário foram bem travadas pela qualidade do nosso Guarda-Redes. Na fase de ataque, eram aproveitadas todas as oportunidades que tinham para criar perigo, tentando sempre chegar à área adversária com a bola controlada. Foi numa dessas oportunidades que um dos nossos avançados foi derrubado dentro da área. No penaltie consequente ficámos em vantagem ainda na 1ª parte. Na 2ª parte mantivémos a concentração na fase defensiva. Apesar do Benfica ter maior posse de bola, não conseguia criar muitas oportunidades para finalizar. Foi nossa a principal ocasião de golo, já dentro da área. Faltou velocidade na decisão e confiança no remate com o pé direito. Ao decidir rematar com o pé esquerdo, demorou aquela fracção de segundo suficiente para o defesa do Benfica se recolocar. Já perto do fim, através de um esquema táctico, o Benfica conseguiu empatar numa falha de marcação aliada a uma hesitação defensiva. Apesar do resultado parecer positivo, estamos conscientes que esta equipa tinha capacidade para segurar a vitória. (Imagens)(Fotos)
a
a
a
No 2º jogo defrontámos o Inter de Milão. Fisicamente mais fortes, tirando vantagem em todos os lances divididos, a força dos jogadores do Inter permitia-lhes realizar passes de um canto do campo ao outro, virando constantemente o centro de jogo, criando espaço e desequilíbrios, difíceis de resolver e acompanhar pelos nossos jogadores. Curiosamente, foi nas jogadas em que circulávamos e bem a bola que, sendo mais velozes a atacá-la, conseguiram o contra-ataque. Foi assim que sofremos os golos, em contra-ataque. Estamos conscientes que poderíamos fazer melhor principalmente na confiança e qualidade da circulação, com passes tensos e rasteiros e recepções correctas precedidas da correcta aproximação à bola. Foram essas pequenas falhas que permitiram aos adversários recuperar a bola com espaço nas costas da nossa defesa. (Imagens)(Fotos)
a
a
a
No 3º jogo, já no 2º dia de torneio, defrontámos o Lyon, num jogo decisivo para os nossos objectivos quantitativos. Foi um jogo equilibrado, como esperávamos. Começámos bem, com maior posse de bola, mas pouco rematadores. Temos que ser mais objectivos. Marcámos primeiro, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo. Mais uma vez, após perder a posse de bola numa situação favorável de 3x1 no corredor direito do sector ofensivo, através da mesma "pequena grande" falha de não atacar a bola na recepção, o Lyon aproveitou e rapidamente chegou perto da nossa baliza fazendo o único golo da partida. (Imagens)(Fotos)
a
a

a
Perdido que estava o sonho das meias finais e até a possibilidade de disputar o 5º lugar, fizemos o último jogo da fase de grupos descontraídos com os americanos do YPT. Um jogo acessível, em que os nossos defesas estiveram muito concentrados na fase defensiva, e os nossos laterais muito ofensivos na fase de ataque, criando desequilíbrios. Foi até o nosso defesa esquerdo que marcou o primeiro golo e assistiu para o segundo, de belo efeito. (Imagens)(Fotos)
a
a
a
No último dia, disputando o 7º e 8º lugar, defrontámos e derrotámos o Belenenses por 2-1. Não foi um jogo muito conseguido, mas foi o suficiente para alcançar o 7º lugar na prova. O Belenenses entrou melhor, marcando primeiro. Ainda antes do intervalo, através de uma jogada de belo efeito, marcámos o golo do empate (mais um grande golo). Na 2ª parte, após uma defesa incompleta do GR adversário, marcámos o golo da vitória. (Imagens)(Fotos)
a
Quem está por dentro tem a sensação que esta equipa tem capacidade para alcançar melhor classificação, mas os pequenos erros contra estas equipas podem custar muito. A nosso ver, podiamos ter feito melhor no 3º jogo (Lyon). Apesar disso, pensamos que os nossos meninos deram uma imagem positiva da formação do CAC. Talvez a falta de experiência em torneios e ambientes desta exigência em anos anteriores não tenha permitido que esta equipa surpreendesse. Estão de parabéns!
a
Queremos deixar um agradecimento à Direcção do CAC e Comité de Organização por nos ter proporcionado esta excelente experiência. Um agradecimento especial à nossa delegada D. Marta pela paciência e dedicação. Obrigado à Sónia Ghetie (assim está bem) que zela pela nossa saúde física perante tamanha exigência e dispêndio energético.
a
Aos pais e familiares que nos acompanharam, assim como à claque com as suas magníficas bandeiras agradecemos vosso o incondicional apoio.
a
Finalmente, "Obrigado" Mister Jorge Andrade pela experiência partilhada, que nos ajudou imenso, pela força e motivação sempre presentes. Muito enriquecedor não só para os atletas mas também para nós técnicos.
a
Pedimos aos pais que tiverem fotografias e imagens do torneio para nos disponibilizarem. Estamos a tentar reunir todas as fotos para depois dar a cada menino.
a
Mais imagens e fotos no site oficial do torneio.
a
As notícias:
Correio da Manhã (bem Nuno!)
Academia de Talentos.
a

1 comentário: